UNAIDS

Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

UNAIDS

O UNAIDS é uma parceria inovadora que encoraja, mobiliza e apoia países para alcançar o acesso universal a prevenção, tratamento e cuidados no que concerne ao HIV. Reúne recursos do Secretariado do UNAIDS e de 11 agências das Nações Unidas em esforços coordenados e especializados para unir o mundo contra a AIDS. As agências copatrocionadoras do UNAIDS são: ACNUR, UNICEF, PMA, PNUD, UNFPA, UNODC, ONU Mulheres, OIT, UNESCO, OMS e Banco Mundial.

Estabelecido em 1994, por meio de uma resolução do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), iniciou suas atividades em janeiro de 1996. No Brasil, o Programa Conjunto mantém representação desde o ano 2000, em Brasília, DF.

O UNAIDS é guiado por uma Junta de Coordenação de Programas (PCB) que conta com representantes de 22 governos de todas as regiões geográficas, das agências copatrocinadoras e cinco representantes de organizações não governamentais, incluindo associações de pessoas vivendo com HIV.

Visão

  • Zero nova infecção por HIV;
  • Zero discriminação;
  • Zero morte relacionada à AIDS.

Estratégia 2011-2015

A estratégia do UNAIDS visa a promover o progresso global na realização de metas estabelecidas para os países sobre o acesso universal à prevenção, tratamento, serviços e apoio e para deter e reverter a propagação do HIV e contribuir para a consecução dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015.

Adotada pela Junta de Coordenação de Programa (PCB) em dezembro de 2010, a estratégia posiciona a resposta ao HIV em um novo cenário internacional. A resposta à AIDS é um investimento em longo prazo e a intenção da estratégia é revolucionar a prevenção do HIV, catalisar a próxima fase do tratamento, serviços e apoio, e promover Direitos Humanos e igualdade de gênero.

Metas da estratégia do UNAIDS até 2015:

Dez metas estratégicas do UNAIDS

A estratégia é um marco para o Programa Conjunto com metas concretas marcando passos no caminho para alcançar a visão do UNAIDS de “Zero nova infecção por HIV. Zero discriminação. Zero morte relacionada à AIDS”.

O Grupo Temático Ampliado das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (GT/UNAIDS)

A complexidade da epidemia de AIDS demanda uma mobilização de vários setores e parceiros em seu enfrentamento. É por meio de uma abordagem multissetorial que a ONU busca apoiar a resposta à epidemia no país. Essa mobilização coloca o HIV entre os temas prioritários de atuação conjunta do Sistema ONU há vários anos.

Reunião da Equipe Conjunta da ONU sobre HIV/AIDS. Casa da ONU, 20/02/2014, Brasília (DF). Foto: UNAIDS

Reunião da Equipe Conjunta da ONU sobre HIV/AIDS. Casa da ONU, 20/02/2014, Brasília (DF). Foto: UNAIDS

Desde 1997, a ONU se une a parceiros de diversos setores em um grupo Temático Ampliado sobre HIV/AIDS (GT/UNAIDS). Ao incluir representantes de Agências da ONU, do Governo, de parceiros de cooperação internacional, da sociedade civil (incluindo redes de pessoas vivendo com HIV/AIDS) e do setor privado, o GT/UNAIDS é um espaço privilegiado para a promoção de ações que visam o apoio e o fortalecimento de uma resposta nacional multissetorial à epidemia. Trata-se do maior e mais antigo grupo interagencial da ONU no Brasil e o mais ativo grupo do tipo no mundo.

A coordenação do Grupo é compartilhada de forma rotativa entre as Agências da ONU, e o UNAIDS atua como seu secretariado.

Reunião do GT/UNAIDS com a presença de Jan Beagle, diretora executiva adjunta do UNAIDS. Casa da ONU, 26/02/2014, Brasília (DF). Foto: UNAIDS

Reunião do GT/UNAIDS com a presença de Jan Beagle, diretora executiva adjunta do UNAIDS. Casa da ONU, 26/02/2014, Brasília (DF). Foto: UNAIDS

O GT/UNAIDS desenvolve ações conjuntas no âmbito do Plano Integrado da ONU em apoio à resposta à AIDS, que vem sendo implementado desde 2008, inicialmente nos estados do Amazonas (AmazonAids) e Bahia (Laços SociAids) e, desde 2012, também em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (Aids Tchê).

Iniciativas

Iniciativas do UNAIDS

A Equipe Conjunta das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Joint UN Team on AIDS)

A Equipe Conjunta da ONU sobre HIV/AIDS (Joint UN Team on HIV/AIDS) reúne o corpo técnico da ONU que atua em HIV/AIDS no Brasil. Seu objetivo é garantir a coesão e a eficácia da contribuição das Nações Unidas à resposta nacional ao HIV, especialmente pela implementação do Plano Integrado.

Promove ações conjuntas, compartilha informações, discute propostas de ação e busca maximizar a atuação e apoio do Sistema ONU à resposta à AIDS no Brasil.

A Equipe é formada por: UNAIDS (Coordenação), ACNUR, UNICEF, PMA, PNUD, UNFPA, UNODC, ONU Mulheres, OIT, UNESCO, OPAS/OMS, Escritório do Coordenador Resistente da ONU.

Acesse também o perfil do UNAIDS no Instagram: instagram.com/unaidsbrasil