Agência Jovem de Notícias embarca para o Catar para a cobertura da COP18

Com o apoio do UNICEF, jovens do mundo todo vão se unir em Doha para cobertura colaborativa da Conferência do Clima.

Com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), jovens do Brasil, Argentina e Itália embarcaram na quinta-feira (22) para Doha, no Catar, para a cobertura colaborativa, pela Agência Jovem de Notícias (www.agenciajovem.org), da 18ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP18).

A Conferência, que será realizada entre 26 de novembro e 7 de dezembro, será um marco ambiental uma vez que estará em pauta os novos rumos do Protocolo de Quioto – documento que estabelece metas para a redução das emissões de gases de efeito estuda, responsáveis pela aceleração do aquecimento do planeta, fenômeno que causa sérios desastres ambientais.

Ao todo 191 países estarão representados no Catar por delegados que tomarão decisões sobre as próximas metas e acordos para evitar grandes desastres ambientais em função das mudanças do clima. Além das delegações oficiais, participam representantes de movimentos sociais e organizações não governamentais com o papel de pressionar as tomadas de decisões e garantir que os tratados contemplem as expectativas das pessoas.

A Agência Jovem de Notícias viaja para Doha com o apoio da Viração Educomunicação, da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicador@s, do UNICEF, da Fundação Luterana de Diaconia e da Youth Climate (Youngo).

Antes mesmo de a COP começar, os jovens já terão uma integração durante a COY, Conferência da Juventude preparatória para a COP18, organizada pela Youngo. Nesse encontro, os representantes da Agência Jovem de Notícias vão se unir a outros jovens comunicadores de todo o mundo para planejar uma cobertura colaborativa e integrada.

Também serão realizados outros eventos, como o 8º Encontros das Partes para discutir exclusivamente o Protocolo de Quioto. Além da presença na cobertura de todos esses eventos, centenas de jovens acompanharão as negociações, conversando com delegados e tentando garantir que as pautas relevantes para a juventude em todo o mundo sejam contempladas.

Para acompanhar a cobertura jovem da COP18, acesse www.agenciajovem.org. Ao longo da cobertura vão ocorrer algumas conferências virtuais para relatar o que está acontecendo em Doha. Essas Conferências serão divulgadas com antecedência.

Na Rio+20, a maior agência

A cobertura da COP18 pela Agência Jovem de Notícias é uma continuidade da cobertura internacional da Rio+20, quando 120 adolescentes e jovens de 18 países se reuniram, com o apoio do UNICEF, na cidade do Rio de Janeiro para cobrir a Conferências das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, formando a maior agência de notícias presente no evento.

Na ocasião foram produzidos cerca de 500 conteúdos entre textos, vídeos, áudios, fotorreportagens, fanzines e ‘jornais mural’. A experiência possibilitou aos adolescentes e jovens um contato mais próximo com as temáticas ambientais e consequentemente o interesse em continuar acompanhando essa agenda.

(Mais informações com Evelyn Araripe – Viração Educomunicação, pelo email evelyn@viracao.org)