Agência de migrações da ONU seleciona até 21 de junho filmes para festival internacional

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) está recebendo filmes de curta e longa-metragem para serem exibidos no Festival Global de Migração, no fim deste ano. Os filmes candidatos devem ser submetidos até 21 de junho.

Festival Global de Migração de 2017 no Níger; evento acontece simultaneamente em diversos países do mundo e, no Brasil, ocorreu no Rio de Janeiro. Foto: OIM/Festival Global de Migração

Festival Global de Migração de 2017 no Níger; evento acontece simultaneamente em diversos países do mundo e, no Brasil, ocorreu no Rio de Janeiro. Foto: OIM/Festival Global de Migração

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) está a receber filmes de curta e longa-metragem para serem exibidos no Festival Global de Migração, no fim deste ano. Os filmes candidatos devem ser submetidos até 21 de junho.

O festival faz parte da campanha Together, ou ‘Juntos’. A agência aceita candidaturas em todos os géneros: ficção, documentário, animação e outros.

A competição está aberta a cineastas emergentes e realizadores com mais experiência. Para serem considerados, os filmes devem abordar desafios e promessas da migração e as várias contribuições dos migrantes nas suas novas comunidades.

O diretor-geral da OIM, William Lacy Swing, disse que “as viagens dos migrantes, por vezes cheias de perigos, muitas vezes cheias de esperança, têm sido sempre tema de filmes na história do cinema”.

Swing espera que “os filmes do próximo festival criem compreensão, empatia com os personagens, espanto com as suas viagens, e admiração por aqueles que os acolhem como novos vizinhos”. No Brasil, a edição de 2017 aconteceu no Rio de Janeiro com a exibição do filme “Era o Hotel Cambridge”.

O Festival concentra-se nos desafios e promessas da migração e nas contribuições únicas que os migrantes fazem às suas novas comunidades. Filmes que enfrentam as percepções negativas dos migrantes, desafiam os estereótipos e retratam ações positivas e acolhedoras por e para os migrantes são encorajados. Apenas os filmes enviados através da plataforma designada do festival, FilmFreeway, serão considerados.

Saiba como participar em www.iom.int/gmff/submit-your-film.


Mais notícias de:

Comente

comentários