Agência de energia atômica da ONU aponta progressos em negociações com Irã

Ao retornar de Teerã, Diretor-Geral Adjunto das Salvaguardas da AIEA disse a jornalistas que foram feitos progressos no texto para resolver questões pendentes relacionadas à “possível dimensão militar do programa”.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse nesta sexta-feira (14) que houve progressos nas negociações com o governo iraniano sobre o programa nuclear do país.

Ao retornar de Teerã, onde se reuniu com representantes das autoridades iranianas, o Diretor-Geral Adjunto das Salvaguardas da AIEA, Herman Nackaerts, disse a jornalistas em Viena que foram feitos progressos no texto “sobre o procedimento estruturado para resolver questões pendentes relacionadas à possível dimensão militar do programa”.

“Combinamos de nos encontrar de novo em 16 de janeiro do próximo ano, quando esperamos finalizar o procedimento formal e começar a implementar o plano logo após a reunião”, disse Nackaerts.

Ele acrescentou que nesta visita os inspetores não tiveram acesso à usina nuclear de Parchin porque essas instalações são parte do procedimento formal. “Foi uma boa reunião. Esperamos concluir o acordo na próxima vez”, disse.