Agência da ONU premia Uruguai por políticas de acesso a tecnologias de informação e comunicação

Em evento paralelo à Cúpula da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, a União Internacional de Telecomunicações destacou a importância das novas tecnologias para o cumprimento dos Objetivos Globais.

Foto: EBC

Foto: EBC

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) das Nações Unidas concedeu, neste domingo (27), um prêmio a nove chefes de Estado e de Governo por seus esforços para melhorar o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC) em seus países. O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, esteve entre os premiados e foi único líder latino-americano homenageado pela UIT.

A premiação destacou a importância das TIC para a promoção do desenvolvimento e para o cumprimento da Agenda Pós-2015. “Está claro que as tecnologias de informação e comunicação têm um papel fundamental a desempenhar na conquista dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, afirmou o secretário-geral da agência das Nações Unidas, Houlin Zhao.

Em parceria com governos e o setor privado, a UIT desenvolve projetos por todo o mundo, com o intuito de garantir o acesso a diferentes ferramentas tecnológicas, como plataformas de educação on-line que oferecem formação à distância, redes de comunicação que conectam áreas remotas afetadas por crises humanitárias, bem como sistemas digitais ligados à área de saúde pública.