Agência da ONU para telecomunicações promove oficinas para marcar Dia da Internet Segura

À medida que aumenta o número de crianças com acesso à rede mundial de computadores, também crescem os perigos do mundo online, como o cyberbullying e as abordagens sexuais.

Foto: ONUA União Internacional de Telecomunicações (UIT) está promovendo oficinas sobre segurança online para pais, professores e alunos em Genebra, nesta terça-feira (11), marcando o Dia da Internet Segura.

O tema deste ano é “Criando uma Internet melhor juntos”. As atividades dão continuidade às ações da iniciativa Proteção Online das Crianças, que oferece um conjunto abrangente de orientações para crianças, pais e professores, políticos e indústrias tecnológicas nas seis línguas oficiais da ONU.

Pesquisas indicam que cerca de metade das crianças europeias tem acesso online em seus quartos e um quarto dos adolescentes de 12 a 15 anos possuem tablet. O uso de smartphones para enviar, receber e postar fotos e vídeos também está aumentando rapidamente. Apesar disso, especialistas afirmam que a segurança online das crianças não está evoluindo no mesmo ritmo.

Bullying, conteúdo explícito não solicitado (sexo e violência) e abordagens sexuais de estranhos se tornaram perigos rotineiros nas vidas dos adolescentes modernos. Enquanto isso, estudos mostram que os adultos têm conhecimento muito vago sobre as atividades online de seus filhos.

Enquanto 92% dos pais dizem ter estabelecido normas claras para a atividade online das crianças, 34% delas dizem que não há nenhuma regra. E, ao mesmo tempo em que 85% dos pais entrevistados disseram que sabiam sobre o software de controle de segurança, apenas 30% tinham realmente instalado.

“Geralmente, restringir o acesso das crianças à Internet não é a resposta: uma razão pela qual as crianças não dizem aos pais sobre o abuso é que a reação típica deles é cortar sua conexão. Isso pode ter um efeito contraproducente de fazer com que as crianças guardem ainda mais segredos sobre suas atividades online”, disse o secretário-geral da UIT, Hamadoun I. Touré.