Agência da ONU para Telecomunicações lança competição para promover abordagens sustentáveis

Participantes têm dois dias para desenvolver um aplicativo de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com mensagem sobre energia sustentável.

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) lançou na terça-feira (28/02) em Barcelona, Espanha, a “Hacktona [referência a ‘Maratona de Hackers’] Verde TIC”. A competição coloca, durante dois dias, os participantes numa maratona de programação durante a qual eles precisam desenvolver um aplicativo de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) com uma mensagem sobre energia sustentável. O vencedor ganhará um prêmio de três mil dólares e o segundo colocado receberá dois mil dólares.

“A UIT está comprometida em estimular a criação de aplicativos fundados em uma nova forma de se pensar e ideias para efetuar mudanças necessárias para alcançar um futuro sustentável”, afirmou o Secretário-Geral da UIT, Hamadoun Touré.

Um outro desafio será proposto em abril desse ano. O “Segundo Desafio Verde de Aplicação de TIC” convida competidores a apresentar trabalhos com conceitos inovadores sobre aplicação de TIC’s apoiados na iniciativa “energia sustentável para todos”.

A competição faz parte das iniciativas da UIT para o “Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos”.