Agência da ONU para Refugiados recebe indicações para prêmio humanitário

Prêmio Nansen de Refugiados do ACNUR tem como objetivo mostrar os valores de perseverança diante da adversidade trazida por uma crise de deslocamento de pessoas em massa devido a guerras ou conflitos. Qualquer indivíduo, grupo de pessoas ou organização que tenha apresentado um trabalho humanitário extraordinário em nome dos refugiados, deslocados ou apátridas pode ser nomeado.

Dom Paulo Evaristo Arns, que faleceu no final de 2016, foi o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Nansen. Prazo para envio de indicações é dia 6 de fevereiro.

Foto: hrt.org.gr

O Hellenice Rescue Team (HRT), grupo de voluntários da Grécia, foi um dos homenageados na premiação em 2016. Foto: hrt.org.gr

Uma vez por ano, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) reconhece um serviço extraordinário feito para as pessoas deslocadas por conta de conflitos ou guerras, por meio do Prêmio Nansen para Refugiados.

Desde que foi criado, em 1954, mais de 60 indivíduos, grupos e organizações foram reconhecidos por seu trabalho dedicado em prol das pessoas deslocadas. O prêmio é uma homenagem a Fridtjof Nansen, explorador polar norueguês e ativista humanitário que serviu atuou como o primeiro alto-comissário para os refugiados na organização internacional que precedeu a ONU, a Liga das Nações.

O Prêmio Nansen de Refugiados do ACNUR tem como objetivo mostrar os valores de Nansen de perseverança diante da adversidade. No ano passado, Efi Latsoudi, da aldeia PIKPA em Lesvos, e Konstantinos Mitrigas, em nome do Hellenic Rescue Team (HRT), trabalharam incansavelmente para ajudar os refugiados que chegam à Grécia e refletiram o espírito de voluntariado que caracterizou a resposta à crise envolvendo refugiados e migrantes na Europa em 2015.

O ACNUR está recebendo indicações para as próximas premiações. Qualquer indivíduo, grupo de pessoas ou organização que tenha apresentado um trabalho humanitário extraordinário em nome dos refugiados, deslocados ou apátridas pode ser nomeado. Dom Paulo Evaristo Arns, que faleceu no final de 2016, foi o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Nansen.

O prazo para o envio de indicações é dia 6 de fevereiro. Todos os detalhes em www.unhcr.org/nominate