Agência da ONU para desenvolvimento industrial cria site sobre pequenas centrais hidrelétricas

Objetivo é identificar potencial para promover um desenvolvimento industrial sustentável e inclusivo. Estão disponíveis informações sobre 149 países, incluindo o Brasil.

 Pequena central hidroelétrica de Poços de Caldas, Minas Gerais. Fonte: CERPCHA Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e o Centro Internacional de Pequenas Centrais Hidrelétricas (ICSHP) estão lançando um site com informações sobre pequenas centrais hidrelétricas em 149 países, incluindo o Brasil.

O portal, que também contém 20 panoramas regionais, é uma plataforma de compartilhamento de informações e um guia para a provisão de energia sustentável, explicou o diretor-geral da ICSHP, Liu Heng.

“Nosso objetivo ao publicá-lo foi o de identificar o desenvolvimento e o potencial das pequenas centrais hidrelétricas em diferentes países e regiões no mundo através do engajamento com investidores para compartilhar informação”, acrescentou.

“As pequenas centrais hidrelétricas são uma das soluções mais adequadas para promover o desenvolvimento industrial sustentável e inclusivo. Contudo, muito do seu potencial no mundo permanece intocado. Assim, o primeiro passo para remediar a situação é a divulgação de dados confiáveis para iniciar um novo projeto”, disse o chefe da Unidade de Energia Rural e Renovável da UNIDO, Diego Masera.

O portal também apresenta o Relatório do Desenvolvimento Mundial das Pequenas Centrais Hidrelétricas de 2013. Para acessar o site, clique aqui.