Agência da ONU lança manual que ajuda pequenas empresas a economizar energia

ISO 50001 vai ajudar pequenas e médias empresas a reduzir os custos, ser menos impactadas por variações futuras dos preços da energia e tornar seus negócios mais sustentáveis em longo prazo.

Foto: Roo Reynolds/Flickr/CC

Foto: Roo Reynolds/Flickr/CC

Embora a gestão de energia e eficiência energética representem em grande escala o motor dos grandes negócios, uma nova abordagem sob medida para pequenas e médias empresas (PME) deve ajudá-las a quebrar a barreira de energia e criar mais oportunidades de economia desse bem.

O novo manual “ISO 50001- Um guia prático para as PME”, uma iniciativa conjunta da Organização Internacional de Padronização (ISO), o Centro Internacional do Comércio (ITC) e a Organizaçãodas Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), mostra como as pequenas empresas podem conseguir grandes poupanças.

Liam McLaughlin, principal autor do novo manual, disse que o guia vai ajudar as PMEs a reduzir os custos, ser menos impactadas por variações futuras dos preços da energia e tornar seus negócios mais sustentáveis a longo prazo. “Pressionadas a manter-se competitivas e reduzir os custos, as PMEs – como a maioria das empresas – estão procurando maneiras de se tornar mais enxutas com seu uso de energia”, disse McLaughlin.

O manual está disponível aqui.