Agência da ONU formaliza acordo de cooperação com Frente Nacional de Prefeitos

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) assinou memorando de entendimento com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para uma agenda de cooperação em temas como mobilidade urbana e melhoria da eficiência na gestão pública.

A cooperação entre UNOPS e FNP envolve temas como mobilidade urbana. Foto: EBC

A cooperação entre UNOPS e FNP envolve temas como mobilidade urbana. Foto: EBC

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) assinou na quarta-feira (26) memorando de entendimento com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para uma agenda de cooperação em temas como mobilidade urbana e melhoria da eficiência na gestão pública.

A assinatura do acordo ocorreu durante o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, ocorrido esta semana, em Brasília. Realizado pela FNP e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o evento reuniu gestores públicos, instituições públicas e privadas e a sociedade civil para discutir soluções para os principais desafios das cidades brasileiras.

Na quarta-feira, o oficial interino do UNOPS, David Melo, e o presidente da FNP, Márcio Lacerda, formalizaram a cooperação em agendas como adaptação das cidades após a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), ocorrida no ano passado.

A cooperação também envolve temas como mobilidade urbana, melhoria da eficiência na gestão pública e novas possibilidades de investimento em Parcerias Público-Privadas (PPP).

Durante o encontro, o UNOPS participou de duas salas temáticas, cujo debate se referiu principalmente à estruturação e mitigação de riscos em projetos de PPP, bem como a eficiência na gestão da iluminação pública.