Agência da ONU enfatiza importância de padrões técnicos da televisão para a inclusão social

Dia Mundial da Televisão foi comemorado na última sexta-feira (21). O meio tem crescente impacto em questões globais; por isso, deve se tornar mais acessível a pessoas com necessidades especiais.

A televisão é o meio de comunicação mais usado pelos brasileiros. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A televisão é o meio de comunicação mais usado pelos brasileiros. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Dia Mundial da Televisão foi comemorado na última sexta-feira (21), marcando o crescente impacto deste meio de comunicação na tomada de decisões – uma vez que chama a atenção global às ameaças da paz e da segurança – e o seu potencial papel na abordagem de questões econômicas, ambientais e sociais.

O secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT) ressaltou que a agência das Nações Unidas está desenvolvendo ferramentas que vão aprimorar dramaticamente a experiência do espectador da televisão em termos de qualidade audiovisual.

A UIT continua a analisar formas de tornar a televisão mais acessível para pessoas com deficiência e necessidades especiais, com o objetivo de estimular a inclusão social na distribuição da informação.

Entre estes métodos estão legendas e canais de áudio que descrevem a ação na imagem e, no futuro, a reconfiguração do som para que este seja mais facilmente compreendido por pessoas com deficiência auditiva.

“A fim de continuar a desenvolver padrões novos e de alto desempenho da televisão, é fundamental que mantenhamos o espectro de televisão utilizado atualmente, que oferece grande valor para a sociedade da informação”, disse o funcionário da UIT responsável pelas questões relacionadas à transmissão, Christoph Dosch.


Comente

comentários