Agência da ONU divulga vencedores de desafio tecnológico

Competição de Jovens Inovadores 2015 incentiva ideias sustentáveis. Ganhadores recebem apoio técnico, financeiro e oportunidade de divulgar suas ideias.

Foto: Flickr/Kohei314 (CC)

Foto: Flickr/Kohei314 (CC)

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) anunciou nesta sexta-feira (25) os dois vencedores da Competição de Jovens Inovadores 2015. O desafio deste ano era com tema “computadores de placa única” – que são aparelhos onde todos os componentes eletrônicos necessários para o seu funcionamento se encontram em um só lugar.

Os vencedores foram o projeto de Ugur Can Bastik, “TactiX”, que é um android de placa única que possibilita a leitura e escrita para cegos, tendo área para digitar em braile. O projeto de Ogbonnaya Bassey, “SolarKobo”, elabora um sistema de energia solar barato, permitindo que pequenos comerciantes e famílias paguem por meio de sistemas disponíveis em um dispositivo de placa única.

Os vencedores participarão de uma conferência na Hungria entre os dias 12 e 15 de outubro, onde poderão divulgar sua ideia e participar de oficinas. Além disso, vão receber material técnico da Intel e apoio financeiro, tablets e apoio da companhia no desenvolvimento de seus projetos.


Comente

comentários