Agência da ONU aposta na conexão 5G para promover o desenvolvimento e cumprir Objetivos Globais

Conexão 5G e expansão dos softwares livres vão marcar o futuro das tecnologias de informação e comunicação. Foto: Flickr/Michael Coghlan (cc)

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) chamou a atenção, nesta quarta-feira (14), para o papel central que as tecnologias de informação e comunicação podem desempenhar na construção de um mundo sustentável. Em encontro com diretores técnicos (CTOs) de empresas do ramo, na Hungria, a agência da ONU destacou iniciativas para estimular pesquisas sobre a conexão 5G e promover a padronização de diferentes sistemas comunicacionais.

“As tecnologias de informação e comunicação (TICs) vão ser protagonistas em encaminhar o mundo para um caminho sustentável e resiliente”, afirmou o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao. O dirigente elogiou os CTOs por reconhecerem as “cidades inteligentes”, os aplicativos de conectividade e os sistemas 5G como avanços tecnológicos fundamentais para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) recém-adotados pela comunidade internacional.

Atualmente, a UIT coordena a padronização internacional para o desenvolvimento do 5G. A busca pela nova conexão, porém, não é o único desafio do futuro. Fortalecer a confiança do público nas TICs, em especial em serviços de “nuvem”, é fundamental para expandir a interação dos usuários com sistemas digitais. A agência da ONU também ressaltou a expansão dos softwares livres, que podem favorecer a colaboração entre desenvolvedores e a convergência entre tecnologias.