Afeganistão: ONU elogia resultados preliminares das eleições

O Representante Especial do Secretário-Geral no Afeganistão, Staffan de Mistura, elogiou nesta segunda-feira (20) a publicação dos resultados preliminares das eleições parlamentares do mês passado, mas advertiu que o processo eleitoral ainda não terminou, havendo situações de fraude sendo identificadas.

Afeganistão: ONU elogia resultados preliminares das eleições. Foto ONUO Representante Especial do Secretário-Geral no Afeganistão, Staffan de Mistura, elogiou nesta segunda-feira (20) a publicação dos resultados preliminares das eleições parlamentares do mês passado, mas advertiu que o processo eleitoral ainda não terminou, havendo situações de fraude sendo identificadas.

Mais de quatro milhões de eleitores participaram nas eleições do 18 de setembro para a Wolesi Jirga, ou câmara baixa do parlamento do Afeganistão, que foram organizadas pela Comissão Eleitoral Independente (IEC) do país. Pelo menos 2.500 candidatos – incluindo cerca de 400 mulheres – disputaram os 249 lugares do parlamento que abrange todas as 34 províncias afegãs.

O Representante Especial elogiou o IEC por seu trabalho em oferecer resultados confiáveis e por sua melhoria significativa na gestão do processo pós-eleições, notando que o órgão detectou irregularidades e está empenhado em garantir que o processo seja transparente.

Mistura enfatizou que o processo eleitoral ainda não terminou, que os resultados ainda não são finais e que a Comissão de Reclamações Eleitorais (ECC) agora deve encerrar seu julgamento de queixas e analisar as supostas violações eleitorais. “As Nações Unidas esperam que esta parte crítica da operação eleitoral também seja realizada com diligência e de forma rápida. As Nações Unidas continuarão prestando apoio técnico e operacional para ambas as instituições eleitorais”.