Adolescentes e lideranças comunitárias do Rio de Janeiro se encontram com embaixadora do UNICEF

A jornalista alemã Sabine Christiansen, embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância em seu país, visitou a comunidade do Morro dos Prazeres.

A jornalista Sabine Christiansen, embaixadora do UNICEF na Alemanha, conversa com adolescentes na comunidade do Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro. Foto: UNICEF/BRZ/Immaculada PrietoNa última sexta-feira (8), a jornalista alemã Sabine Christiansen, embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em seu país, visitou a comunidade do Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro, onde encontrou adolescentes e lideranças comunitárias que contaram sobre os desafios e as mudanças que estão construindo em suas comunidades para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O enfrentamento da violência contra meninas e mulheres foi o primeiro assunto do encontro. “Fizemos um diagnóstico participativo dos vários tipos de violência que enfrentamos no dia-a-dia, e agora estamos fazendo um plano de ação em cada comunidade”, relatou a líder comunitária Cris dos Prazeres, participante do projeto Safe and Friendly Cities for All (Cidades Seguras e Amigas para Todos), realizado pelo UNICEF em conjunto com ONU Mulheres e ONU-Habitat e parceria técnica do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps).

Uma das ferramentas utilizadas na iniciativa foi o mapeamento digital de áreas de risco por meio de telefones celulares. A mesma tecnologia foi experimentada por meninos e meninas durante o projeto ‘Mapeamento Digital de Áreas de Riscos Ambientais’, liderado por jovens em dez comunidades cariocas.

“Usando telefones celulares, mapeamos áreas de riscos e fizemos propostas de intervenção e conseguimos concretizar algumas no Poder Público”, conta Kelly Gregório, moradora do Morro do Alemão.

Saiba mais clicando aqui.