‘Acredito no poder da tecnologia para a mudança social’, diz vencedora de concurso da ONU

Glorypearl Dy, das Filipinas, e Terrina Govender, da África do Sul, receberão o prêmio de jovens inovadores na categoria conflitos na UIT Telecom World 2015, que acontecerá entre 12 e 15 de outubro em Budapeste (Hungria).

Jovens são incentivados a apresentar soluções alternativas para ajudar as pessoas em situações de conflito. Foto: UIT

Jovens são incentivados a apresentar soluções alternativas para ajudar as pessoas em situações de conflito. Foto: UIT

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) anunciou as duas vencedoras da segunda competição para jovens inovadores, que tinha como desafio encontrar ideias alternativas em tecnologias de comunicação e informação (TIC) para ajudar pessoas em situações de conflito.

As jovens participarão do UIT Telecom World 2015, que acontecerá entre 12 e 15 de outubro, em Budapeste (Hungria) e receberão fundos para continuar a desenvolver suas invenções. As soluções tecnológicas foram escolhidas entre 121 aplicativos provenientes de 56 países.

Glorypearl Dy, das Filipinas, apresentou um espaço colaborativo que permite jovens engajar-se em iniciativas que promovam a mediação, interculturalidade, transformação de conflitos e projetos a favor da paz. Já, Terrina Govender, da África do Sul, criou uma plataforma que permite pessoas em região de conflito usar SMS e atendimentos automáticos para transmitir informação crítica sobre estoques de alimentos, itens médicos e localização para organizações de ajuda internacional como para o setor privado.

“Acredito no poder da tecnologia para a mudança social. Vivemos em um momento no mundo quando temos a tecnologia proliferando por todas as partes e classes sociais”, disse Terrina. “Este tipo de acesso abre oportunidades para ajudar a criar programas de ajuda mais efetivos e orientados. Fornecer informação precisa e atualizada para aqueles que querem ajudar em momentos de desastres e conflitos ajudará, espero, a salvar muitas vidas.”


Comente

comentários