Acordo ‘histórico’ em fórum da ONU põe Ásia-Pacífico no caminho da integração econômica regional

Documento aborda fim das barreiras comerciais e avanço para outras formas de integração do mercado; reforço da cooperação financeira, incluindo apoio à liquidez de curto prazo; aumento da cooperação para enfrentar vulnerabilidades e riscos compartilhados; e conexão de transporte, energia e tecnologia da informação e comunicação.

Arte: Comissão Econômica e Social da ONU para a Ásia e o Pacífico

Trinta e seis países da região Ásia-Pacífico aprovaram por unanimidade uma declaração “histórica” em um fórum das Nações Unidas na Tailândia, delineando o caminho para uma comunidade econômica regional.

A “Declaração de Bangkok sobre Cooperação Econômica Regional e Integração na Ásia e no Pacífico” foi adotada em reunião da Comissão Econômica e Social da ONU para a Ásia e o Pacífico em 20 de dezembro. Para a secretária executiva da Comissão, Noeleen Heyzer, foi um “momento histórico e definitivo”.

O documento é composto por quatro principais áreas de ação: fim das barreiras comerciais e avanço para outras formas de integração do mercado; reforço da cooperação financeira, incluindo apoio à liquidez de curto prazo; aumento da cooperação para enfrentar vulnerabilidades e riscos compartilhados; e conexão de transporte, energia e tecnologia da informação e comunicação na região.

A reunião foi realizada enquanto o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, visitava as Filipinas para expandir o suporte das Nações Unidas para a recuperação do país após a passagem do tufão Haiyan. Ele observou que o esforço liderado pelo Governo para ajudar milhões de pessoas a reconstruírem suas vidas deve ser sustentado por medidas que melhorem a preparação e resistência do país a desastres naturais.