Acordo entre ONU-HABITAT e Prefeitura do Rio de Janeiro permitirá ampliação da UPP Social

Prefeitura do Rio de Janeiro e Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) formalizam acordo que permitirá implantação da UPP Social em todas as comunidades pacificadas.

ONU-HABITATPrefeitura do Rio de Janeiro e Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) formalizam acordo que permitirá implantação da UPP Social em todas as comunidades pacificadas.

A Prefeitura do Rio de Janeiro e o ONU-HABITAT assinam nesta quarta-feira, 11 de maio, um acordo de cooperação que permitirá a implantação da UPP Social em todas as comunidades pacificadas. Em cerimônia às 10h00 no Palácio da Cidade, o Prefeito Eduardo Paes, o Presidente do Instituto Pereira Passos, Ricardo Henriques, e o Representante do Escritório do ONU-HABITAT para a América Latina e o Caribe, Alain Grimard, formalizarão a parceria para a gestão da UPP Social, programa que coordena ações sociais, urbanísticas e ambientais em áreas onde atua a polícia comunitária carioca, por meio das denominadas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

O acordo vai tornar possível a implantação da UPP Social em todos os territórios de UPP ao longo deste ano. O escritório do ONU-HABITAT apoiará o Instituto Pereira Passos no gerenciamento do programa; na produção de dados, análises e monitoramento de cada território, e na gestão local das UPPs Sociais.

Desde 1996, o ONU-HABITAT trabalha com a Prefeitura do Rio de Janeiro em parcerias relacionadas aos temas urbanos, a organização de eventos e atividades de capacitação, o intercâmbio sobre práticas bem sucedidas no Brasil e no mundo, a captação de recursos externos, o apoio a pesquisas e formulação de metodologias e a implementação de projetos. A aliança entre a Prefeitura do Rio e o ONU-HABITAT permitirá que a gestão da UPP Social se beneficie da experiência amplamente reconhecida da organização internacional no tema de assentamentos humanos e gestão urbana.

Formulado e lançado em 2010 no âmbito do Governo do Estado, com a parceria da Prefeitura, o programa UPP Social passou à liderança do Município em janeiro de 2011, quando o Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP) tornou-se responsável por coordenar políticas e serviços nos territórios pacificados. Um modelo inovador de gestão pública, a UPP Social integra ações municipais e dos Governos Estadual e Federal, comunidades, sociedade civil e setor privado para a promoção da cidadania e o desenvolvimento econômico, social e urbano nos territórios de UPP, efetivando a integração destas áreas ao conjunto da cidade.

Serviço

Data e horário: Quarta-feira, 11 de maio, 10h
Local: Palácio da Cidade – Rua São Clemente 360, Botafogo

Mais informações

Manuel Manrique (ONU-HABITAT)
(21) 3235 8550/8341 4481

Anabela Paiva (Instituto Pereira Passos)
(21) 2976 6465/ 2976 6462/ 8909 1086