ACNUR e Brazsat trazem refugiados para o futebol brasileiro

Parceria inédita será anunciada nesta segunda-feira (16/03).

Parceria inédita será anunciada nesta segunda-feira (16/03)

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e o Brazsat Futebol Clube anunciam nesta segunda-feira (16/03) uma parceria inédita para promover o futebol como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento de refugiados e solicitantes de refúgio no Brasil.

Três jovens refugiados já estão atuando no time e participarão, com os demais atletas do clube, do evento que será realizado no restaurante I Maestri, no Blue Tree Alvorada Hotel, em Brasília, a partir das 20 horas. A cerimônia contará também com a presença do ator e diretor Marcos Paulo, da Rede Globo, que atuou na novela “Páginas da Vida” como um médico infectologista que trabalhava em campos de refugiados na África.

Na mesma noite, será apresentado o trailer do documentário “Fair Play – The real land of football”, realizado pelos diretores Eduardo François e Ivan Canabrava e produzido pela Illuminati Produções, especializada em documentários sociais. O filme traz a história do primeiro time de futebol no mundo a receber refugiados e conta como era a vida desses jovens até chegarem no Brasil e descobrirem no futebol a possibilidade de um futuro diferente e de realização de um sonho.

A parceria com o Brazsat reflete a importância dada pelo ACNUR ao esporte, que promove uma vida saudável e cria um ambiente seguro para que os refugiados possam se desenvolver e reconstruir suas vidas em uma nova comunidade. Com o apoio da agência e de seus parceiros em todo o país, o Brazsat está selecionando jovens refugiados com talento para o futebol e, com isso, montando uma equipe única em todo o mundo.

Entre os atletas do time está o jovem Ali Abu Taha, que integra a equipe do Brazsat desde o ano passado. Ele chegou no Brasil em setembro de 2007 com outros refugiados palestinos vindos do Iraque, beneficiados pelo programa brasileiro de Reassentamento Solidário.

Outros dois jovens estão em fase de teste no Brazsat, um refugiado colombiano que atuou na equipe infantil do S.C. Internacional, em Porto Alegre, e um solicitante de refúgio de Serra Leoa, que jogou no principal time do seu país, o Kallon Futebol Clube.

A parceria do ACNUR com o Brazsat é resultado da campanha Ninemillion.org, que tem como objetivo promover a educação e o esporte entre cerca de nove milhões de crianças e jovens refugiados em todo o mundo. A campanha é apoiada por parceiros corporativos do ACNUR como a Nike, Microsoft, Pricewaterhouse-Coopers e Earth Water International entre outros.

O ACNUR é uma agência da ONU criada em 1950 com o objetivo de proteger e assistir às vítimas de perseguição, intolerância e violência. Atualmente, mais de 30 milhões de pessoas vivem sob sua proteção, entre solicitantes de refúgio, refugiados, apátridas, deslocados internos e repatriados.

Para mais informações sobre o ACNUR, acesse www.acnur.org.br. Para saber mais sobre o Brazsat Futebol Clube, acesse www.brazsat.com.br.

Serviço:
Anúncio oficial da parceria ACNUR – Brazsat
Data: 16 de março de 2009, às 20:00 horas
Local: Restaurante I MAESTRI – Blue Tree Alvorada Hotel

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do ACNUR:
Luiz Fernando Godinho ou Valéria Graziano, no telefone (61) 3367-4187.
Brazsat Futebol Clube:
Sr. João Gilberto Vaz – Presidente, no telefone (61) 8161-8888, ou pelo e-mail brazsat@aol.com


Comente

comentários