ACNUR distribui suprimentos de inverno a mais de 200 mil afegãos

Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e seus parceiros entregam cobertores, lonas plásticas, agasalhos e combustível a famílias vulneráveis.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e seus parceiros distribuíram na terça-feira (27/12) cobertores, lonas plásticas, agasalhos e combustível para mais de 300 famílias no distrito de Dahsabz, em Cabul, capital do Afeganistão. Mais de 200 mil afegãos deslocados receberão os suprimentos de inverno.

“Esta assistência conjunta durante o inverno é vital para refugiados retornados e deslocados internos, que são especialmente vulneráveis durante o frio inverno nas montanhas do Afeganistão”, disse o Ministro afegão para Refugiados e Repatriação, Jamaher Anwary.

Representante do ACNUR no Afeganistão, Peter Nicolaus lista os beneficiários: “Mulheres chefes de família, famílias com idosos ou pessoas com necessidades especiais e famílias com muitos filhos. Em outras palavras, famílias muito pobres ou carentes que necessitam fortemente do nosso apoio.”

Entre essas pessoas está Makai, mãe solteira de seis filhos que recebeu cobertores, roupas e outros suprimentos para o inverno, além de dois sacos grandes de carvão e farinha. “Esses presentes significam tudo para minha filha caçula e para mim”, disse. “Eu sou a única pessoa da família com idade para trabalhar, mas minha última filha nasceu recentemente e não consegui achar trabalho por causa disso.”

Desde a queda do governo do Talibã no fim de 2001, o ACNUR ajudou no retorno voluntário de aproximadamente 4,6 milhões de refugiados afegãos. Atualmente, cerca de três milhões ainda vivem no Paquistão e no Irã.