Achim Steiner é nomeado novo chefe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

Achim Steiner chefiará o PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, pelos próximos quatro anos com o objetivo de levar adiante a luta pelo fim da pobreza, a proteção do planeta e a promoção da paz e da justiça no mundo.

Achim Steiner, chefe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Foto: David Fisher/Oxford Martin School

Achim Steiner, chefe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Foto: David Fisher/Oxford Martin School

O presidente do Conselho Executivo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) anunciou oficialmente nessa semana (19) a nomeação de Achim Steiner como novo administrador do organismo – cargo máximo da agência de desenvolvimento da ONU.

A nomeação de Steiner foi encaminhada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, para a Assembleia Geral, que confirmou o nome de Steiner como administrador do PNUD pelos próximos quatro anos.

O PNUD apoia os países em todo o mundo na erradicação da extrema pobreza e no fortalecimento da boa governança e na prevenção e reação a crises.

O presidente do Conselho Executivo da agência da ONU, Ib Petersen, que é representante permanente da Dinamarca junto às Nações Unidas, afirmou: “Sei que estou falando em nome de todos os membros do Conselho Executivo e de todo o quadro de funcionários do PNUD ao expressar calorosas boas-vindas a Achim Steiner, como novo administrador do PNUD”.

“Achim Steiner traz riqueza de experiência, expertise e dedicação a esse papel de extrema importância. Estou certo de que ele terá impacto persistente e positivo no trabalho de desenvolvimento realizado pelo PNUD em todo o mundo”, acrescentou.

Steiner declarou: “Sinto-me honrado pela decisão do secretário-geral de me nomear como próximo administrador do PNUD e grato pela confiança e segurança que os Estados-membros expressaram na Assembleia Geral. Não vejo a hora de trabalhar em conjunto com toda a equipe e Estados-membros do PNUD para levar adiante a luta pelo fim da pobreza, a proteção do planeta e a promoção da paz e da justiça no mundo”.

Steiner tem sido um líder mundialmente respeitado por seu trabalho com desenvolvimento sustentável, cooperação internacional e diplomacia global por aproximadamente três décadas. Ele é ardoroso defensor dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – os ODS – e da necessidade inédita no mundo de cooperação global para o alcance dessa ambiciosa agenda.

Antes de ingressar no PNUD, Achim Steiner serviu em diferentes postos das Nações Unidas, organizações não governamentais e órgãos consultivos de alto nível que atuam na formulação de políticas públicas.

Isso inclui posições como a de subsecretário-geral e diretor-executivo da ONU Meio Ambiente; diretor-geral do Escritório das Nações Unidas em Nairóbi e diretor-geral da União Internacional para Conservação da Natureza. Steiner é atualmente diretor da Oxford Matin School na Universidade Oxford e professor-associado do Balliol College, também de Oxford.

Achim Steiner substitui Helen Clark, administradora do PNUD por dois mandatos consecutivos. Confira a biografia de Achim Steiner clicando aqui.


Mais notícias de:

Comente

comentários