‘A homo-lesbo-transfobia é uma realidade que limita os direitos e a liberdade’, afirma coordenador da ONU em evento no Rio

Evento, realizado na OAB no Rio de Janeiro, debateu a promoção dos direitos das pessoas LGBT no trabalho e o combate à discriminação. Na ocasião, também foi lançado o manual Promoção dos Direitos Humanos de Pessoas LGBT no Mundo do Trabalho.

O evento aconteceu no Rio de Janeiro com a presença de autoridades e representantes de organizações da sociedade civil. Foto: OIT

O evento aconteceu no Rio de Janeiro com a presença de autoridades e representantes de organizações da sociedade civil. Foto: OIT

“A homo-lesbo-transfobia é uma realidade que limita os direitos e a liberdade, viola a dignidade, ataca a integridade física e provoca mortes em todo o mundo”, afirmou o coordenador do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, na abertura do evento, que marcou o lançamento do manual Promoção dos Direitos Humanos de Pessoas LGBT no Mundo do Trabalho no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (12).

“Não enfrentar essa questão e não falar claramente sobre ela é aceitar que ela continue a fazer vítimas diárias. Este manual e a campanha Livres e Iguais da ONU pretendem colocar o tema em questão para que ele possa ser tratado como deve ser, como um tema de fundamental importância”, completou Chediek.

O secretário-geral da OAB/RJ, Marcus Vinicius Cordeiro, a presidente da Comissão de Direito Homoafetivo da OAB/RJ, Raquel Castro, o conselheiro federal da OAB/RJ e presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, Wadih Damous, e o deputado federal Jean Wyllys, também participaram da abertura do evento.

“O direito do trabalho é um direito de vanguarda que incorpora uma série de elementos normativos progressistas. É um elemento de transformação social, que influencia positivamente o ambiente de trabalho. A questão dos trabalhadores LGBT precisa ser tratada e regulamentada”, afirmou Damous.

Após a mesa de abertura, a poetisa Elisa Lucinda leu um poema sobre o poder da palavra e a discriminação sofrida por pessoas LGBT.

Saiba mais sobre o evento e o manual clicando aqui e aqui.