A espanhola Cristina Gallach assume cargo de chefe de Comunicação e Informação Pública da ONU

Nomeada pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, Gallach possui uma vasta experiência em jornalismo e em relações internacionais.

A subsecretária-geral para Comunicação e Informação Pública, Cristina Gallach. Foto: Twitter

A subsecretária-geral para Comunicação e Informação Pública, Cristina Gallach. Foto: Twitter

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou nesta quinta-feira (4) a nomeação de Cristina Gallach, da Espanha, como subsecretária-geral para Comunicação e Informação Pública. Ela substitui Peter Launsky-Tieffenthal da Áustria, a quem o chefe da ONU agradece por seu compromisso e dedicação à Organização.

Gallach aportará à posição uma gama de experiência em comunicação, informação, diplomacia, relações internacionais e política de segurança, combinadas com liderança em transformações e experiência prática em gestão. A nova subsecretária-geral possui ainda uma vasta experiência jornalística na imprensa escrita, rádio e televisão.

Atualmente, Gallach atua como chefe da unidade de Relações Públicas do Conselho da União Europeia em Bruxelas. Anteriormente, entre outras funções, ela desempenhou a função de porta-voz do governo espanhol para a presidência rotativa da União Europeia (2010) e vice-porta-voz para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e trabalhou mais de 15 anos como jornalista para a agência espanhola EFE.

Na ONU, Gallach chefiará o Departamento de Informação Pública da ONU (DPI), estabelecido em 1946, para promover a sensibilização e entendimento sobre o trabalho das Nações Unidas. O DPI alcança esse objetivo através da produção de notícias, estratégias de comunicação, parcerias, engajamento e compartilhamento de conhecimento, além do envolvimento local através dos canais de comunicação e atividades administrados pelos Centros de Informação da ONU em diferentes partes do mundo.