A economia verde e os ODMs

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente lançou a Iniciativa Economia Verde no auge da crise econômica e financeira mundial no final de 2008, a fim de avaliar como os diversos setores poderiam contribuir para desafios ecológicos atuais.

A economia verde e os ODMsNo momento em que mais de 130 Presidentes e Primeiros-Ministros se reunem na sede da ONU em Nova York, informe político do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) incentiva investimentos ecologicamente saudáveis para ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Data: Segunda, 20 de Setembro de 2010
Hora: 11:00 a.m. – 12:00 noon EST
Via teleconferência: +1-212-963-9802 ou 1-212-963-9806.

Ou no escritório do PNUMA em Nova York (2 UN Plaza, Sala 803, na East 44th Street)

Oradores:

  • Achim Steiner, Sub-Secretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA
  • Pavan Sukhdev, Líder da Iniciativa Economia Verde

Investimentos em energia limpa, transporte sustentável, florestas e formas de cultivo que não agridem o meio ambiente podem levar os governos ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), um acordo internacional que tem como objetivo a redução da pobreza.

O Relatório Economia Verde, do PNUMA, apresenta aos tomadores de decisão inúmeros exemplos de como estratégias “verdes” estão gerando oportunidades múltiplas em esforços que visam a assegurar a sustentabilidade ambiental; e aborda, também, temas como a saúde materna, o fornecimento de água potável e o combate à fome e às doenças.

Histórico

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançou a Iniciativa Economia Verde no auge da crise econômica e financeira mundial no final de 2008, a fim de avaliar como os diversos setores – tais como os de energias renováveis, tecnologias limpas e eficientes, serviços de água e pesca sustentável – poderiam contribuir para o crescimento econômico, criação de trabalho decente, equidade social e redução da pobreza e, ao mesmo tempo, tratar dos riscos climáticos e outros desafios ecológicos.

A tempo da Cúpula das Nações Unidas sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – que se realiza de 20 a 22 de setembro, cinco anos antes da sua data de execução em 2015 -, o PNUMA divulga um informe para tomadores de decisão sobre a Economia Verde e os ODMs. O relatório final sobre Economia Verde está sendo elaborado por uma equipe internacional de especialistas e será lançado no início de 2011.

Para mais informações e para participar da conferência, contatar:

Jim Sniffen, Oficial de Informação do PNUMA em Nova York
Tel: +1-212-963-8094 ou +1-917-742-2218, sniffenj@un.org;

Nick Nuttall, Porta-Voz do PNUMA / Chefe de Mídia
Cel: +254 733 632755 Nick.Nuttall@unep.org

Para mais informações sobre a Iniciativa Economia Verde do PNUMA, acesse: www.unep.org/greeneconomy

Siga o PNUMA no Twitter.