9 de dezembro, Dia Internacional contra a Corrupção, será comemorado em evento da ONU em Brasília

A corrupção é o maior obstáculo ao desenvolvimento econômico e social na atualidade. Todos os anos, 1 trilhão de dólares é pago em suborno, enquanto cerca de 2,6 trilhões de dólares são roubados pela corrupção, o equivalente a mais de 5% do Produto Interno Bruto mundial.

O Dia Internacional contra a Corrupção será comemorado na próxima segunda-feira, 9 de dezembro. Em Brasília, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Controladoria Geral da União (CGU) realizarão um evento para marcar a data, com a presença do ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, e o representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini.

Durante a cerimônia, que será aberta para a imprensa, haverá premiações concedidas pela CGU e pelo UNODC e o lançamento de um novo selo postal dos Correios, em homenagem ao Dia Internacional contra a Corrupção. Além disso, a Associação Nacional dos Auditores Federais de Controle Interno (Anafic) entregará uma placa ao ex-ministro da CGU, Waldir Pires, em reconhecimento ao trabalho realizado por ele à frente do órgão.

O ano de 2013 marca os dez anos de criação da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, realizada na cidade de Mérida, no México. Em vigor desde 2005, a Convenção já foi ratificada por 171 países e tem por objetivo fortalecer a cooperação internacional, para ampliar a prevenção e o combate à corrupção em todo o mundo.

A corrupção é o maior obstáculo ao desenvolvimento econômico e social na atualidade. Todos os anos, 1 trilhão de dólares é pago em suborno, enquanto cerca de 2,6 trilhões de dólares são roubados pela corrupção, o equivalente a mais de 5% do Produto Interno Bruto mundial.

Serviço

Data: 9 de dezembro de 2013
Hora: 8h30
Local: Universidade dos Correios
Endereço: Setor de Clubes Esportivo Norte (SCEN) – Trecho 02 – Lote 04 –
Via L4

Programação

8h30 – Café da manhã de boas-vindas
9h – Abertura, com apresentação do Ministro-Chefe da CGU, Jorge Hage
10h30 – Premiações e Lançamento:
– Premiação do 1º Concurso de Boas Práticas da CGU
– Entrega do Prêmio UNODC
– Entrega, pela Associação Nacional dos Auditores Federais de Controle Interno (Anafic), de placa de homenagem ao ex-Ministro da CGU Waldir Pires
– Lançamento, pelos Correios, de selo e carimbo comemorativos do Dia Internacional contra a Corrupção

Contato para imprensa
Ana Paula Canestrelli
Assessora de Comunicação – Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil
Email: anapaula.canestrelli@unodc.org
Tel: (+55 61) 3204-7206 / (+55 61) 8143-4652

Thaisis Barboza de Souza
Chefe da Assessoria de Comunicação Social – Controladoria-Geral da União
Email: thaisis.souza@cgu.gov.br
Tel: (+55 61) 2020-6873